Retorna

Projeto Pescar visita a Justiça Federal em Porto Alegre-RS

Projeto Pescar visita a Justiça Federal em Porto Alegre (RS)

29 de agosto de 2017

Alunos assistiram parte de uma audiência de conciliação

Estudantes que participam do Projeto Pescar visitaram, na tarde de hoje (29/8) as instalações da Justiça Federal em Porto Alegre. Acompanhados do professor Eduardo Dornelles, os 16 alunos conheceram de perto a rotina da instituição.

Alunos setores envolvidos no trabalho da Justiça Federal

Durante a visita, eles foram informados a respeito da competência e do funcionamento da Justiça Federal. Os estudantes também foram instruídos sobre os serviços prestados na Central de Atendimento ao Público (CAP) e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon), cuja estrutura foi totalmente desenvolvida para facilitar o diálogo e a prática da conciliação. A realização de perícias no prédio da subseção de Porto Alegre e a utilização das videoaudiências foram outros temas tratados com o grupo.

s participantes também visitaram a 26ª Vara Federal da capital, especializada em conciliação. Os jovens foram recepcionados pelo juiz federal Hermes Siedler da Conceição Júnior e pela diretora de Secretaria, Patrícia Dornelles. O magistrado conversou sobre as ações julgadas na instituição e também respondeu às perguntas feitas pelos alunos. Questionado sobre o maior desafio do cargo, ele afirmou que é ser justo, “conseguir efetivamente fazer a justiça”.

Magistrado conversou com estudantes

O Projeto Pescar é um programa que desenvolve as competências pessoais e profissionais de jovens estudantes com vistas à sua inserção, manutenção e ascensão no mundo do trabalho. A turma que esteve na Justiça Federal é composta por alunos de várias escolas, mas que possuem em comum o interesse no meio jurídico/administrativo.